terça-feira, 25 de março de 2008

Delphi em Ponte de Sor vai fechar em breve.


Ponte de Sor, Portalegre, 24 Mar (Lusa) - A multinacional norte-americana Delphi poderá encerrar "em breve" a unidade de produção de Ponte de Sôr (Portalegre), arrastando para o desemprego mais de 450 trabalhadores, denunciou hoje à agência Lusa fonte sindical.


De acordo com Francisco Godinho, delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), a decisão foi comunicada aos trabalhadores na passada quinta-feira, dia 20.
A multinacional norte-americana está ligada à área de acessórios e tecnologia para a indústria automóvel.
O sindicalista explicou que elementos da administração da empresa anunciaram aos trabalhadores que "a fábrica não tem condições de prosseguir" e que "em Abril" será comunicada "a data de encerramento da unidade".
A administração da Delphi, segundo Francisco Godinho, sustentou esta decisão por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sor terem "deixado de ser estratégicos".
"A empresa comunicou que os apoios e as fechaduras para automóveis seriam produtos que a Delphi iria vender porque não eram produtos estratégicos", disse.
Segundo o dirigente do Sinquifa, a empresa, que "vive graves problemas financeiros nos Estados Unidos da América", anunciou ainda que "a produção de airbags em Ponte de Sor irá ser deslocalizada para a Alemanha".
Esta conjuntura poderá colocar no desemprego, a curto prazo, 450 trabalhadores, juntamente com cerca de 70 operários a contrato, denunciou o sindicalista.
Contudo, argumentou, a fábrica do concelho alentejano "ainda poderá alcançar alguma viabilidade" caso a produção de volantes forrados a pele "continue na unidade".
O SINQUIFA afirma estar "preocupado" com esta situação, revelando que, "em breve", irá reunir com a administração da Delphi e com o ministério da Economia e da Inovação para "tentar resolver o problema".
Contactado pela Lusa, para obter uma reacção ao possível encerramento desta unidade fabril no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Taveira Pinto, preferiu, de momento, não tecer qualquer comentário.
A Lusa procurou também contactar a administração da Delphi em Portugal, mas não obteve resposta em tempo útil.

HYT/RRL.
Lusa/Fim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com