segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Alentejo vive o melhor ano turístico de sempre



O presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, garantiu hoje que a região está a viver «o melhor ano turístico de sempre», sobretudo pelo aumento de dormidas de turistas portugueses, apesar da crise.


Em declarações à agência Lusa, António Ceia da Silva explicou que o Alentejo registou este ano um aumento de 30 por cento de dormidas no Verão, face a igual período de 2008, com destaque para as visitas à região de turistas portugueses.


«Com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística, até ao final de Outubro, estamos perante o melhor ano turístico de sempre no Alentejo», realçou o responsável da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.


O presidente da Turismo do Alentejo considerou este resultado «significativo», observando que surge na sequência das campanhas Descubra um Portugal Maior, promovida pelo Turismo de Portugal, e No Alentejo há Mais, da responsabilidade da ERT do Alentejo.


O responsável anunciou três grandes iniciativas para 2010 ligadas à gastronomia de «excelência» e aos vinhos de qualidade produzidos no Alentejo, que constituem o segundo motivo de visita à região, logo depois da monumentalidade.


Ceia da Silva indicou que a Turismo do Alentejo vai promover, de 3 a 9 de Maio de 2010, um «grande evento internacional», que fará do Alentejo a «capital da gastronomia a nível nacional».
Os promotores pretendem que a iniciativa venha a percorrer toda a região.


O evento vai ser promovido pela Turismo do Alentejo, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Turismo de Portugal.


De acordo com Ceia da Silva, uma Grande Rota da Gastronomia e dos Vinhos vai ser outra iniciativa a desenvolver em 2010. A intenção, segundo o presidente da ERT, é a de juntar à Rota dos Vinhos do Alentejo, produtos como o azeite, enchidos e queijos, assim como actividades agrícolas, nas herdades da região, nomeadamente a colheita da azeitona, a ceifa e a tiragem da cortiça.


A Turismo do Alentejo vai também organizar em 2010 quatro semanas gastronómicas relacionadas com o porco, borrego, gaspacho e tomatada, e caça, iniciativa que contará com a participação de cerca de 150 restaurantes da região.



Lusa / SOL

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com