segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cartas de Régio valem 75 mil euros


As quase mil cartas de José Régio, leiloadas pela livraria portuense Manuel Ferreira, foram adquiridas, em conjunto, por 75 mil euros, pelas câmaras de Vila do Conde e Portalegre , disse, à agência Lusa, o sócio-gerente, Herculano Ferreira.
Ambas as autarquias têm casas-museus dedicadas ao autor de "Filho do homem" e "Há mais mundos", nascido em Vila do Conde, disse Herculano Ferreira, congratulando-se pelo facto de "as instituições estarem a funcionar".
As 888 cartas autografadas de José Régio, juntamente com alguns bilhetes-postais e desenhos do escritor, são correspondência de José Régio dirigida ao seu amigo, o poeta Alberto de Serpa, que trata de "importantes assuntos de natureza literária".
Herculano Ferreira garantiu que, "de uma forma geral, o público respondeu muito bem e vendeu-se praticamente tudo, pelo menos as melhores peças".
Além das cartas de José Régio, o leilão centrou-se num espólio de uma biblioteca particular com cerca de "500 raras primeiras edições" de Almeida Garrett a Miguel Torga, passando por, entre muitos outros, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, José Régio e Almada Negreiros e ainda cartas de Abel Salazar.
Herculano Ferreira disse que estiveram presentes no leilão "entre 150 e 200 pessoas", entre as quais livreiros espanhóis.
Publicado no Jornal de Noticias

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com