As delícias da comida alentejana
Num cruzamento que nos leva a Marvão, serra acima, ou até Espanha, para nascente, bordejando pequeno curso de água, encontramos o restaurante Sever, há muitos anos a servir óptima comida alentejana. Com parque de estacionamento e uma enorme esplanada, para usufruir com bom tempo, o que acontece muitas vezes.
Lá dentro é uma sala muito cuidada, bem decorada, com muito conforto e uma óptima amesendação.
Há pão e azeitonas na mesa, uns queijinhos fatiados. E entradas várias grão com bacalhau, pimentos com bacalhau, salada de cogumelos, papa ratos, ovos mexidos com farinheira, molhinhos em tomatada, ovos mexidos com trufas brancas e vários enchidos de porco preto de grande qualidade. Depois são as sopas e açordas, plenas daqueles aromas da planície transtagana: gaspacho, sopa de tomate, açorda alentejana.
Há bacalhau, cherne, dourada, robalo de mar e até sardinhas, na sua época, para ir para a grelha de carvão e alguns pratos de carne também grelhados bife de carne alentejana, entrecote, lombo de porco, plumas e febrinhas especiais de porco alentejano de montado. Mas não falta a gastronomia tradicional, a doer: molhinhos e pézinhos de borrego em tomatada, borrego à Sever, umas deliciosas bochechinhas de porco alentejano assadas no forno.
Finalmente, a caça, obrigatória javali estufadinho, veado com castanhas, coelho bravo com míscaros, um arrozinho de lebre, malandrinho, e as tradicionais perdizes de tiro, que podem ser de escabeche ou à Convento de Marvão.
Para sobremesa o problema é escolher, entre a doçaria conventual rebuçado de Portalegre, tecolameco, uma deliciosa sericaia com ameixas de Elvas, barrigas de freira, pão de rala, encharcada de nozes . Tudo acompanhado por alguns dos muitos vinhos alentejanos que por ali
abundam.
José Silva (Jornal de Noticias)
Etiquetas: borrego à Sever, comida alentejana, Convento de Marvão, Restaurante Sever
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial