terça-feira, 13 de maio de 2008

Universidade de Évora e Delta Cafés criam cátreda

A Universidade de Évora e a empresa Delta Cafés vão criar a Cátedra «Rui Nabeiro», dotada de cem mil euros por ano e destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da Biodiversidade.

O reitor da Universidade de Évora (UE), Jorge Araújo, explicou hoje à agência Lusa que se trata da «primeira cátedra instituída, em Portugal, por uma empresa».
«É a primeira cátedra entre uma empresa e uma universidade que se cria em Portugal e abre uma era de colaboração que, até agora, não existia», salientou.
A parceria, que já foi acordada, mas cujo protocolo formal ainda terá de ser assinado, proporciona à Universidade de Évora, por outro lado, «uma capacidade de investigação acrescida» na área da Biodiversidade.

«A Universidade de Évora e a Delta Cafés compartilham a visão de que a geração actual é usufrutuária de um património natural e que lhe incumbe a responsabilidade de o legar às gerações futuras em condições que garantam a sustentabilidade da vida humana», explica a EU.
«A Biodiversidade é uma área nevrálgica para o nosso futuro e para a sustentação da vida humana», acrescentou o reitor, explicando que, anualmente, a cátedra vai contar com 100 mil euros.
As duas instituições asseguram que é «necessário desenvolver esforços no sentido da preservação do ambiente e, em particular, da fauna e da flora», bem como «antever os cenários que poderão resultar das previsíveis alterações climáticas e das constantes intervenções antropogénicas decorrentes do desenvolvimento das sociedades humanas».
O investigador ou docente que vai ser o titular da cadeira, pelo período de cinco anos, ainda vai ser seleccionado de entre a comunidade científica internacional, referiu Jorge Araújo, explicando que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia irá complementar a cátedra com «bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento».

Diário Digital / Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com