quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Marvão - Quinzena gastronómica dedicada ao azeite para atrair turistas espanhóis


A vila medieval de Marvão (Portalegre) recebe, entre os dias 06 e 20 de Fevereiro, uma quinzena gastronómica dedicada aos comeres de azeite, com o objectivo de atrair turistas espanhóis à região do norte alentejano.


"O nosso mercado natural são os espanhóis e queremos, através desta iniciativa, estreitar relações com eles e divulgar a nossa gastronomia", disse hoje à agência Lusa o vereador da cultura do município, José Manuel Pires.


A quinta edição das Comidas de Azeite é promovida pelo município que também já anunciou, para o primeiro dia do evento, um conjunto de debates sobre a temática do azeite.


Esta iniciativa, que decorrerá na Casa do Povo de Porto da Espada (Marvão), conta como apoio da Cooperativa de Cerealicultores de Porto da Espada, Confraria da Dieta Mediterrânica e do Ayuntamiento de Valência de Alcântara (Cáceres).


Em discussão vai estar a importância do azeite para a dieta mediterrânica, a azeitona galega para conserva e a produção de azeite extremenho (Espanha).


Durante este ciclo de debates serão ainda homenageados cinco produtores de azeite da região que se dedicam há vários anos à produção através do método tradicional.


A animação musical e um almoço convívio em redor das comidas de azeite e ainda uma oficina dedicada a este alimento marcam ainda esta iniciativa.


De acordo com José Manuel Pires, a "Oficina de Comidas de Azeite" servirá para "ensinar" os visitantes a confeccionar pratos onde o azeite possui um papel de relevo e também para que os visitantes possam "experimentar" algumas das iguarias confeccionadas.


Durante a quinzena gastronómica, que conta com a participação de 14 restaurantes do concelho, o município de Marvão pretende chamar à atenção para a importância do azeite como sendo uma das gorduras naturais mais saudáveis.


Nos restaurantes aderentes poderão ser saboreados várias iguarias confeccionadas à base de azeite, tais como açorda alentejana, borreguinhos de azeite, alhada com azeite e coentro ou entrecosto frito em azeite e alho.

Jornal de Noticias

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com