sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mini tornado em Castelo de Vide arranca mil árvores (Actualização)

Cerca de mil árvores, sobretudo sobreiros e azinheiras, foram derrubadas ou arrancadas anteontem à noite, na zona de Castelo de Vide (Portalegre), por violentos ventos, que as autoridades locais apelidaram de "pequeno tornado".

O vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, adiantou ontem à agência Lusa que o fenómeno, verificado às 21.30 horas, afectou uma área de 125 hectares. Depois de uma noite de temporal, com "ventos extremamente violentos", os proprietários florestais da zona atingida só ontem de manhã se aperceberam do "fenómeno" e dos danos provocados.

José Eduardo Fragoso, um dos proprietários afectados pela intempérie garantiu terem-lhe vindo "lágrimas aos olhos" ao deparar-se com o cenários nas suas herdades. "Só hoje é que estivemos a ver bem o montado e, nos três prédios rústicos (herdades) da minha família, já contabilizámos 500 azinheiras arrancadas ou partidas", lamentou.

Os prejuízos, segundo as primeiras estimativas do proprietário, rondam "os 50 mil euros", faltando contabilizar ainda o custo relacionado com a reposição das árvores.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com