segunda-feira, 29 de setembro de 2008

João Adelino Faria ao Correio da Manhã "Vou ter mais responsabilidades"



João Adelino Faria volta ao ecrã, agora na RTP.


Vai apresentar o ‘Telejornal’ aos domingos, alternando com Judite de Sousa, e assegurar com Carlos Daniel o novo jornal das 21h00, que estreia hoje na RTPN.


Correio da Manhã – O que tem para oferecer à RTPN?


João Adelino Faria – Quero dar tudo o que consiga dar. Obviamente que quando me fazem uma proposta para voltar a fazer televisão tenho de pensar não duas, nem três, mas quatro vezes. Foi uma proposta aliciante, inesperada, mas muito lisonjeadora. Durante algum tempo tive de pensar, mas quando aceitei vim de cabeça. Para mim é uma grande honra vir trabalhar para a RTP.
– Está ansioso?
– É uma responsabilidade acrescida. Enquanto espectador fazia um escrutínio mais apertado e intenso da RTP do que dos outros canais, mesmo quando não trabalhava neles. Agora sei que esse escrutínio vai ser feito em relação a mim também. Isso dá-nos uma responsabilidade acrescida quando se trabalha neste canal.
– Tem saudades da SIC Notícias?
– Foi o primeiro amor. Nasci ali, funcionário número 45, o que significa muito... A SIC nunca desapareceu da minha vida.
– Como foi a passagem pelo RCP?
– Foi um período muito duro. Acordar todos os dias às quatro da manhã era brutal. Em termos físicos foi das coisas que mais me custaram. Foi terrível. Apesar de ter mais de vinte anos de jornalismo aprendi tanto em dois anos, em termos de relações humanas e de jornalismo, que hoje sinto-me mais forte para enfrentar qualquer desafio.
– Estava na direcção de Informação e agora vai ser pivô....
– Vou fazer aquilo que sempre fiz, que é ser jornalista. Comecei aos 13 anos e aos 42 continuo.


UM NOVO ROSTO NO 'TELEJORNAL'


João Adelino Faria é o novo pivô da RTP e da RTPN. "É uma grande responsabilidade fazer o ‘Telejornal’ e substituir a Judite de Sousa, que é uma das melhores profissionais do País. É muito mais aliciante quando temos duas horas, com entrevistados, debates e o imprevisível, sem teleponto e nada está certo. É disso que gosto", diz.


Sobre o noticiário do canal do cabo, ‘À noite as Notícias’, cuja apresentação alterna com Carlos Daniel, considera: "Um alentejano e um portuense só pode ser uma boa mistura. Gosto muito dele [Carlos Daniel], tem um sentido de humor fabuloso. Aliás vou precisar dos seus conselhos sobre futebol. É o meu treinador de bancada, em termos de futebol!"


PERFIL


Aos 13 anos iniciou-se no jornalismo na rádio Fonte Nova, de Portalegre, onde nasceu. Destacou-se como pivô na SIC Notícias e integrou a direcção de Informação do Rádio Clube Português. Tem 42 anos.
Márcia Bajouco (C.M.)

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com