sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril de 1974








O dia da Revolução dos Cravos visto no YouTube

O 25 de Abril também acontece na web. O YouTube têm vários vídeos sobre a data histórica, sejam imagens do dia ou meras homenagens aos "heróis".
(Veja os videos http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/301372

A capital

Quando os portugueses acordaram na manhã do dia 25 de Abril de 1974 já Revolução estava em curso e o país se preparava para entrar numa nova época.

Trinta e quatro anos depois a data continua a ser marcada. Há o habitual desfile na Avenida da República, há conferências pelo país e até a televisão está em alerta. A web não é imune ao 25 de Abril e no YouTube os internautas esforçam-se por manter a data "acesa" todo o ano.
Fotos, vídeos, as músicas que serviram de senha ao Movimento dos Capitães são os principais temas da Revolução em formato web.

"Acho que chegámos ao clímax deste sítio à volta do Quartel do Carmo". As palavras são de Adelino Gomes, jornalista em reportagem no dia 25 de Abril de 1974. É a sua voz que dá início a um vídeo que junta imagens da tensão que se vivia à porta do Quartel do Carmo, onde estava o Presidente do Conselho, Marcelo Caetano.

Com o nome Lisboa, Portugal Revolução de 25 de Abril de 1974, o vídeo tem seis minutos de imagens, a preto e branco e a cores, que mostram o momento em o responsável pelo regime do Estado Novo estava prestes a entregar o poder, numa altura em que a Revolução estava ganha pelo Movimento das Forças Armadas.

Zeca e a Grândola

Em homenagem a Zeca Afonso, Nuno Mendanha, retratista e cibernauta, fez um vídeo que mistura imagens de Abril de 74 e o retrato a lápis do autor de Grândola Vila Morena - uma das canções utilizada como senha no dia 25 de Abril -. "Um Abril diferente" que junta um dos homens que deram voz ao protesto durante a ditadura com as imagens dos militares nas ruas em Abril de 1974.

E porque a poesia também fez parte da resistência contra o regime, no YouTube há quem escolha marcar o 25 de Abril com versos. Um excerto do livro "O caminho das aves", de José Casanova, lido por Ilda Feiteira no CD "25 Razões de Esperança", é o guia para "Cravo de Abril" com imagens que têm definido a data nos últimos anos.

Capitães no cinema

O filme Capitães de Abril está no YouTube legendado em várias línguas: inglês, francês, espanhol. A imagem do Capitão Salgueiro Maia a enfrentar os tanques das forças fiéis ao regime em plena Lisboa é uma das cenas em destaque no YouTube.

Abril internacional

A história da Revolução não tem só a atenção da comunidade portuguesa do YouTube. La Révolution des oiellts (Revolução dos Cravos) é apresentada aos internautas em França num breve vídeo - La nuit du Coupe d'Etat -, legendado em francês, com explicações de Otelo Saraiva de Carvalho sobre o dia da Revolução.

No YouTube também há uma "Revolución de los Claveles" ao som da Grandôla de Zeca Afonso com imagens Abril.

O Abril português em Espanha está assinalado numa reportagem dos 50 anos da TVE (Televisão Espanhola) disponibilizado à comunidade no YouTube - La imagen de tu vida - La revolución de los Claveles.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

banner for http://www.eurobilltracker.com